Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Proposição de lei para tornar a entidade de relevante interesse social e sanitário para o Estado é protocolada

14/06/2024

Reconhecimento foi proposto pelo deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL), que visitou a sede da entidade na sexta-feira (14) para apresentar o projeto que já tramita na Assembleia Legislativa do RS

As quase cinco décadas de atuação benemérita da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves ganham um importante e representativo capítulo em 2024. Por intermédio do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL), uma proposição de lei está tramitando na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para tornar a entidade de relevante interesse social e sanitário para o estado.

Na prática e do ponto de vista institucional, esse reconhecimento permite que as instituições que possuem o título possam buscar recursos junto a entidades e empresas públicas e ao governo para manter suas atividades de cunho social. Além disso, é uma outorga que valoriza e enaltece toda a trajetória construída até aqui. "A Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves faz um trabalho extraordinário. Na minha última visita, identificamos que seria importante para a instituição ter um reconhecimento do estado de relevante importância social e sanitária. Então, nós protocolamos um projeto de lei que tramita na Assembleia sob o número 44, de 2024. Além de ser um projeto que tem um cunho simbólico importante, possibilita que a entidade possa manter o seu trabalho em alto nível, pois além de ter um interesse relevante perante o estado, é uma instituição modelo e de orgulho, não só para Bento, mas também para todo o Rio Grande do Sul", destacou o parlamentar durante visita à sede da Liga, nesta sexta-feira, dia 14.

Neste momento, a proposição tramita na Comissão de Constituição e Justiça, aguardando o parecer do deputado Marcus Vinicius. A partir do parecer favorável, é encaminhada a uma outra comissão que, por fim, promulga a lei. O processo deve findar nos próximos meses. "Estamos muito felizes e agradecidos por esse ato tão generoso e simbólico por parte do deputado Rodrigo Lorenzoni. Para a Liga, será de grande valia esse reconhecimento para fortalecer ainda mais todo o trabalho que realizamos de forma voluntária e consolidar o amparo que prestamos às pessoas acometidas pelo câncer", reforça a presidente da entidade, Maria Lúcia Severa.